Hoje ao ler o jornal A Gazeta encontrei uma reportagem que considero uma importante informação para nós arte-educadores.
É isso mesmo! Você não leu errado no título acima, já está disponível na web o catálogo que reúne 605 trabalhos de Salvador Dalí, correspondentes ao período de 1940 a 1951. E está previsto para os próximos três anos a quarta e última parte do catálogo do artista, referente a sua produção do período de 1951 a 1983.
Segue abaixo parte da reportagem na íntegra para você conferir a notícia:
Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/05/noticias/a_gazeta/caderno_2_ag/847013-obra-de-salvador-dali-disponivel-na-web.html Acesso em: 10/05/2011
A Fundação Gala - Salvador Dalí, apresentou ontem a terceira parte do catálogo on-line da obra do artista, que corresponde ao período de 1940 a 1951 e incorpora 136 novas obras atribuídas ao pintor catalão.
O catálogo, que reúne atualmente 605 obras de Dalí, é uma ferramenta para o estabelecimento definitivo do corpo da obra pictórica do artista desde 1910, ano em que iniciou a carreira, até 1983, quando deixou de pintar por conta do mal de Parkinson e da perda de sua amada, Gala Dalí.
A ferramenta, que tem sido um trabalho "exaustivo e rigoroso" por parte do Centro de Estudos Dalinianos, segundo sua própria diretora, Montse Aguer, foi lançada em 2004. Seu acesso público e gratuito através da internet constitui um dos poucos catálogos lineares de artistas plásticos do mundo, ao lado dos de nomes como William Turner e Andy Warhol.
"Uma das vantagens de que o catálogo seja aberto e esteja na internet, é que é possível modificar os possíveis dados errados rapidamente e também é possível realizar novas incorporações. Além disso, assim também incentivamos que todos tenham a maior informação disponível da obra de Dalí", assegurou Aguer em uma coletiva de imprensa no Teatro-Museo de Figueres, na Espanha.
Próximos lançamentos:
A terceira parte do acervo presente no catálogo on-line da Fundação Gala foi o mais difícil de conseguir, segundo a organização, porque inclui um período - os anos 40 - em que o artista viveu nos Estados Unidos.
Montse Aguer revelou ainda que uma quarta parte do catálogo, compreendendo os períodos de 1951 a 1983 será preparada para lançamento nos próximos 3 ou 4 anos e finalizará o trabalho, que concentrará toda a obra da carreira de Salvador Dalí como pintor.
Para acessar o Catálogo Raonat, com toda a obra de Salvador Dalí até os anos 50 o endereço é http://www.salvadordali.org.
Maravilha agradeço esta
ResponderExcluirinformação pra mim de
grande importancia!
Amo o trabalho de Dalí
Abraço
GOSTARIA DE REVER A OBRA DE DALI QUE VEIO AO MAM DO RJ [UM PIANO COM UM VELUDO VERMELHO JOGADO ,EXP. FRANCESA , DESDE JÁ AGRADEÇO
ResponderExcluirHerminiatc@yahoo.com.br