Pesquisar este blog

3 de junho de 2012

SHIRLEY PAES LEME NO MUSEU VALE

Você não pode deixar de visitar essa exposição no Museu VALE. Está imperdível!
30/05/2012 - 18h13 - Atualizado em 30/05/2012 - 18h13

Exposição 'Água Viva' dialoga com artes plásticas e literatura

Inspirada em Clarice Lispector, Shirley Paes Leme convida o público a uma reflexão, a partir desta sexta-feira

GAZETA ONLINE


A partir desta sexta-feira, Shirley Paes Leme mostra seu trabalho no Museu Vale. Misturando artes plásticas e literatura, "Água Viva" convida o espectador a uma reflexão sobre seu lugar na contemporaneidade por um viés poético. A exposição fica em cartaz até o dia 12 de agosto e tem entrada franca.
Veja os destaques do canal Divirta-se

Inspiradas na escritora Clarice Lispector, as obras formam um conjunto com alusões à fluidez. No início da exposição, é abordado o questionamento constante sobre a falta de água, na instalação "Água Dura". São recipientes cerâmicos confeccionados pelas paneleiras de Goiabeiras. "Fiquei fascinada com a água que elas utilizam. Ela tem um poder especial, por causa do seu contato com a casca de tanino, a árvore que fornece a pigmentação das panelas", conta Shirley, em entrevista ao C2.
Leia mais notícias de Artes Visuais

Em seguida, o público encontrará um piso espelhado, refletindo os visitantes no teto. "Eu adoro fazer essa provocação: tirar a referência que nós temos de direção e de lugar. É como se estivéssemos soltos em um espaço", explica a artista. Nas paredes, estarão grafitadas frases retiradas do livro de Clarice Lispector, que carrega o mesmo nome da exposição. Ao final de "Água Viva", telas exibem uma coloração produzida pela água da primeira instalação.
Trajetória
Shirley tem 57 anos e 30 de atividade no mundo da arte. É escultora, gravadora, desenhista e professora. Nos anos 70, graduou-se e começou a lecionar logo em seguida. Realizou sua primeira exposição em 1981, em Brasília, e seguiu para os EUA para estudar e fazer mestrado. Em 1989, voltou ao Brasil.
Serviço: Exposição "Água Viva", de Shirley Paes Leme
Abertura: nesta sexta-feira
Visitação: terça a sexta-feira, das 8h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Onde: Museu Vale, antiga Estação Pedro Nolasco, s/n, Argolas, Vila Velha
Informações: 3333-2484
Quanto: gratuito
Duração: até 12 de agosto

Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/05/divirta_se/noticias/artes_visuais/1253009-exposicao--gua-viva-dialoga-com-artes-plasticas-e-literatura.html ACESSO em: 03/06/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores