Há alguns anos atrás era comum ouvirmos de professores de arte sobre a falta de exposições artísticas, espetáculos de teatro e dança, apresentações musicais, mostras de cinema, entre outras manifestações nos espaços artísticos capixabas para os quais pudessem levar os alunos da educação básica e/ou do ensino superior para o contato e apreciação, saindo assim da sala de aula ou mesmo dos muros da escola.
Entretanto, percebe-se que nos dias atuais isso tem melhorado consideravelmente, pois o Espírito Santo tem sido contemplado com exposições de âmbito local, nacional e internacional, o que contribui em muito para o trabalho dos arte-educadores (professores de arte) em sua prática pedagógica.
Sem contar que as instituições (Museus, Galerias, Governo do Estado ou Municípios) que as promovem, também realizam palestras e mesas redondas com os artistas, curadores, críticos, entre outros, workshop, visitas guiadas, rodas de conversas com educadores, entre outras ações.
Acesse as postagens anteriores desse blog e observe quanta coisa que aconteceu nos últimos dois anos, tanto nos espaços artísticos, quanto no Grupo de Estudos do Pólo Arte na Escola/UFES (GEPAE).
Percebe-se que alguns educadores não participam desses momentos, alegando que não podem por falta de tempo, distância (para os professores do interior), liberação da escola, ou mesmo de acesso à divulgação de tais propostas antecipadamente.
Considerando tais fatos, é que mantemos esse blog, a fim de contribuir com a (in) formação do arte-educador, pois precisamos ficar antenados com os acontece nas diferentes manifestações artísticas, formar opiniões e escolhas. Não basta ficarmos limitados aos conteúdos aprendidos no decorrer de nossa formação. É preciso ampliar os embasamentos teóricos, tanto da história da arte quanto da metodologia de ensino da arte. É preciso experimentá-las, vivenciá-las, discutí-las antes de aplicá-las.
Acesse as postagens anteriores desse blog e observe quanta coisa que aconteceu nos últimos dois anos, tanto nos espaços artísticos, quanto no Grupo de Estudos do Pólo Arte na Escola/UFES (GEPAE).
Percebe-se que alguns educadores não participam desses momentos, alegando que não podem por falta de tempo, distância (para os professores do interior), liberação da escola, ou mesmo de acesso à divulgação de tais propostas antecipadamente.
Considerando tais fatos, é que mantemos esse blog, a fim de contribuir com a (in) formação do arte-educador, pois precisamos ficar antenados com os acontece nas diferentes manifestações artísticas, formar opiniões e escolhas. Não basta ficarmos limitados aos conteúdos aprendidos no decorrer de nossa formação. É preciso ampliar os embasamentos teóricos, tanto da história da arte quanto da metodologia de ensino da arte. É preciso experimentá-las, vivenciá-las, discutí-las antes de aplicá-las.
E você?
Em que situação se encontra?
Quantas exposições ja visitou esse ano?
Quantos livros ou artigos leu sobre arte ou arte-educação?
Participou de algum encontro cujo foco foi a reflexão sobre o ensino de arte? E olha que esse ano tivemos muitos momentos. Você foi a algum desses espaços?
Mas, ainda há tempo! Veja quanta coisa acontecerá nos próximos dias e organize sua agenda.
Participe! Divulgue também para outros arte-educadores!
TEATRO E DANÇA
Será uma programação recheada de apresentações de Teatro e Dança em diversos pontos da cidade: Teatro José Carlos de Oliveira, Centro Cultural Carmélia M. de Souza, Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira e vias nos arredores, Campus Universidade de Vila Velha (UVV)
Ao acessar a página do SESC/ES, aproveite para ficar por dentro das atividades desenvolvidas pelo Setor de Cultura - http://www.sesc-es.com.br/main.asp?link=evento&id=129#[AbreEmDIV]indepAJAX.asp?id=359, lá maiores informações sobre o Palco Giratório, Sonora Brasil, Café Literário, SESC Dramaturgia em Cena, ArtSESC, Escola vai ao Cinema, entre outras.Será uma programação recheada de apresentações de Teatro e Dança em diversos pontos da cidade: Teatro José Carlos de Oliveira, Centro Cultural Carmélia M. de Souza, Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira e vias nos arredores, Campus Universidade de Vila Velha (UVV)
EXPOSIÇÕES
- EXPOSIÇÃO DE AQUARELAS "MULHER"
Acontece no espaço de Artes da Aliança Francesa de Vitória, até o dia 10/08/11, a exposição de Aquarelas “Mulher”, de Márcia Zanandrea. A exposição retrata a conquista de seu espaço e cada vez mais ocupa lugares de destaque na sociedade contemporânea. O mundo é delas. E, com elas, é mais bonito, mais sensível e mais alegre. Segunda a sexta-feira, de 09h às 20h, sábados, de 09h às 12h. Prestigie!
- Exposição "Mestres Espanhóis" de 02 de agosto a 02 de outubro, no Palácio Anchieta obras originais de quatro renomados artistas espanhóis: Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró. A exposição é inédita no país e Vitória será a primeira cidade a recebê-la.
O Secretário de Cultura adiantou que haverá um cronograma para as visitas das escolas da rede pública. "A ideia é que todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio da Grande Vitória possam comparecer", disse.
SERVIÇONo dia 01 de agosto a organização da mostra vai dar um teinamento gratuito para cerca de 200 professores e monitores sobre as obras expostas, para que eles possam transmitir as informações aos alunos antes e durante às visitas.
"Mestres Espanhóis"
Data: 02 de agosto a 02 de outubroHorário: De terça a sexta-feira: de 10 às 18 horas
Sábado e domingo: de 12 às 18 horas
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta
Entrada Gratuita
(Acesso em: 17/07/2011. Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/07/divirta_se/noticias/artes_visuais/901634-vitoria-recebera-exposicao-mestres-espanhois-com-obras-de-picasso-e-dali.html
O Museu Vale convida para a ação educativa
“Guarda histórias”
Inscrições pelo telefone (3333-2484), com a Regiane. *Só participarão os inscritos antecipadamente.
Data de início: 02 de agosto a 30 de setembro, de terça a sexta;
Público alvo: Alunos a partir de 07 anos;
Quantos alunos: mínimo de 15 e máximo de 35;
Quais escolas poderão participar: Terão prioridade as Escolas Públicas de Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra;
Quantas turmas por escola: Apenas um grupo por escola;
O Museu enviará ônibus para o transporte dos alunos? Sim
Horários das oficinas: manhã (8:30 às 11:00) e tarde: (14:00 às 16:00)
Guarda Histórias – O que é?
Uma ação educativa que tem como objetivo principal oportunizar aos visitantes (escolares) do Museu Vale a reconstrução de conceitos acerca da prática da memória histórica em nossa comunidade, e construir o pensamento reflexivo sobre o passado e o presente, por meio de suas próprias histórias.
Desta forma, os participantes poderão perceber que a história não é uma narrativa fria acerca de algumas pessoas importantes e fatos políticos e econômicos, mas um conjunto de narrativas articuladas que podem ser compreendidas a partir de sua riqueza e de sua diversidade.
Nós construímos a história, e ao mesmo tempo fazemos parte dela no presente. Na monitoria vamos enfatizar alguns objetos contextualizando-os nas práticas da vida social e nas práticas culturais coletivas.
Estratégias Pedagógicas
1 - O nosso foco de discussão terá três perguntas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho: O que é um museu? O que é história? O que é memória? A primeira pergunta será feita antes de iniciar o circuito. Vamos reter as respostas para depois voltarmos a conversar sobre o assunto com o grupo. Propor ao grupo olhar o Museu Vale como um todo e relatar que este espaço era uma estação ferroviária muito antiga, que foi restaurada e transformada em museu.
2 - Na sala de objetos pessoais encontramos um baú, cuja foto estará estampada na capa do "Álbum Interativo", elemento principal usado no Workshop, onde poderão ser levantadas questões como: "De quem era esse baú/ mala? Que função ele tinha em uma viagem? O que levaríamos para viajar? O que em sua mala não pode faltar? Que objetos pessoais que você possui que considera imprescindível em uma viagem?"
Ainda nesta sala...
"Os relógios que marcam o tempo... Alguém já tinha visto um relógio como este? Quantos anos devem ter este relógio?"
"O banco usado para esperar o trem... Onde ficava este banco? Como eram os trajes das pessoas que usavam estes bancos? Hoje existem bancos como estes? Onde estão os bancos na cidade?"
3 - O último espaço a ser visitado será a locomotiva; lá vamos simular uma viagem, onde iremos definir com o grupo o lugar de destino, a bagagem necessária, quantos dias ficaremos em “outro lugar”. Como será este lugar para onde vamos? Como vivem as pessoas lá? Será que neste lugar existe algum museu? Se existe que tipo de museu seria esse? Com este diálogo retomaremos a definição de museu, história e memória.
4 - No ateliê cada participante receberá um “Álbum Interativo” para ser reconstruído, usando desenhos, palavras, textos, memórias e histórias de vida. Este material poderá ser levado pelos participantes.
(Convite encaminhado por Ruth Guedes - Arte-Eucadora do Museu Vale)
Museu ValePátio da Antiga Estação Pedro Nolasco, S/N.º - Argolas - Vila Velha - ES
Cep.: 29 114 920
T. 55 (27) 3333 2484
MÚSICA
FESTAS POPULARES
LANÇAMENTOS DE LIVROS
(Colaboração da Arte-educadora Maria Angelica Vago)
CASO VOCÊ TENHA ALGUMA INFORMAÇÃO A PARTILHAR ALÉM DESSAS, ENVIE-NOS, POIS TEREMOS O MAIOR PRAZER EM DIVULGÁ-LAS AOS DEMAIS ARTE-EDUCADORES.
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