Pesquisar este blog

24 de março de 2010

Olá amigos!

Recebi o texto do professor Eli Borochovicius (ou “professor Boro”, como também é conhecido) e achei interessante partilhar com você, PROFESSOR.

Professor trabalha?
Não muito raro surge a tão famosa questão do aluno ao professor: “O senhor também trabalha ou só dá aula?”
Todos rimos. Como se lecionar não fosse trabalhar.A ideia que está por trás deste questionamento é que intriga.
O aluno tem ideia do que é ser professor? Alguns sugerem que para lecionar é preciso ter vivência profissional, o que de certa forma não está errado, em especial para os docentes de universidades, que têm a função de formar profissionais para o mercado de trabalho.
A experiência sem dúvida ajuda muito nos exemplos que podem ser dados em sala de aula, fazendo o aluno refletir sobre os problemas enfrentados e sugerindo soluções plausíveis, inclusive enriquecendo a aula e por que não o nosso próprio conhecimento?
Lecionar, porém, é uma tarefa que exige não apenas o conhecimento técnico, mas uma série de características peculiares ao professor e que em geral é despercebida pelo aluno.Uma das características principais é a Gestão Integrada de Processos e Recursos, que se refere ao planejamento da disciplina a ser ministrada e à otimização dos recursos alocados ao desenvolvimento do aprendizado.
O trabalho do professor se inicia com o planejamento do calendário, distribuição de aulas teóricas e práticas, período de provas, inclusive as substitutivas, negociação com empresas e entidades para visitação, pesquisas de mercado e o desenvolvimento de métodos e práticas pedagógicas para cada aula.
Outra característica não menos importante que o domínio técnico é a visão sistêmica, a capacidade que o professor precisa para perceber a integração e a interdependência das partes que compõem o todo.
O docente é dotado de inteligências múltiplas como exemplo a inteligência linguística, corporal, lógica, interpessoal e também a inteligência emocional.
Lidar com sabedoria e ética às constantes ponderações dos alunos é um exercício que exige perspicácia na tomada de decisão. Comprometimento é uma competência básica para o profissional da educação. O objetivo principal vai além da sala de aula, pois o futuro do aluno depende também do professor. Sua formação determinará a motivação para o desenvolvimento intrapessoal e profissional.
Em resposta à famosa questão que soa no âmbito acadêmico: se dar aula é tão somente o compromisso assumido de formar capacidade intelectual com o uso de tantas competências específicas, focando na cultura da qualidade e na construção do conhecimento, superando as expectativas de criatividade e inovação, o professor certamente não tem tempo para trabalhar.
MESTRE JORNAL VIRTUAL Ano 8. N 157
Acesso em: 24/04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores