Pesquisar este blog

12 de setembro de 2010

BATE-PAPO COM O ARTISTA MIRO SOARES

Projeto:ENCONTROS COM O ARTISTA

Miro é ex aluno do DAV, atualmente esta fazendo doutorado
na Universidade Saint-Charles, Sobonne - Paris I - França
e tem realizado projeto de residência em vários países, taic como:
Alemanha, Holanda, Letônia, etc.


Dia: 14 de setembro (terça-feira)
Sala: 01 - Departamento de Arte - Cemuni I
Horários: 09:00 (turno da manha)
19: 00 (noturno)


Sobre os projetos desenvolvidos pelo artista:

"Nos ultimos 4 ou 5 anos eu tenho produzido basicamente trabalhos de photo, video e video-instalacao. Minha pesquisa no doutorado é chama-se "O desraizamento voluntario como processo de criaçao - Produçoes audiovisuais em contexto de mobilidade": roadmovies, filmes de viagens, estar em transito, retratos de cidade, deambulacoes no espaco urbano, deriva, incursao a naturais vazios ou longinquos etc. Essa é linha conceitual do trabalho recente e da pesquisa teorica. Ligado a isso, do ponto de vista mais pratico e formal, tenho trabalhado sobre dispositivos contemporaneos de criacao e difusao para trabalhos audiovisuais: midias portateis (principalmente telefone celular), instalacoes multi-telas, ou instalacoes em tela unica em muito longa duracao, looping, coisas de cinema experimental e qualquer dispositivo no sentido de romper com o principio de inicio-e-fim do cinema industrial. "

"Ligado a esses dois pontos, da mobilidade e dos dispositivos de producao, eu gosto do principio de producao sem roteiro pre-determinado, da ideia de explorar a criacao do trabalho audiovisual a partir dos estimulos do proprio lugar. Dai a viagem ganha relevancia. Um dos workshops que costumo ministrar chama-se " Caminhar e Criar - Producoes audiovisuais em deslocamento" (Roubei o "caminhar e criar" do Thierry Davila, que gosto muito). "

"De todo modo eu continuo tambem tendo relacao com desenho e pintura no meu trabalho. Isso acaba sendo algo mais indireto, mas esta sempre presente nos trabalhos. Eu tendo manter uma relacao forte da composicao da imagem em photo e video com a pintura. Inclusive esse foi o workshop que preparei na Lituania, ja que a maioria dos estudantes eram do departamento de pintura da faculdade de artes. O titulo do workshops é "ALEM DA TELA - A incursao do desenho e pintura no espaço tridimensional e o uso de ferramentas digitais".

www.mirosoares.commiro@mirosoares.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores