Pesquisar este blog

26 de abril de 2011





O Museu Vale convida para o Workshop de arte-educação "Anticorpos" dos Irmãos Campana.


O workshop será ministrado pelo coordenador de arte-educação do MASP (SP). Neste workshop o orientador e assistente estarão desenvolvendo questões abordadas na mostra de arte em cartaz.

Dia 04 de maio, quarta-feira, das 8:30 às 11:30 e das 14:00 às 16:00, no Museu Vale.

O convite é voltado aos professores, pedagogos, coordenadores e diretores das Escolas dos municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra.

As inscrições serão feitas por telefone, com Claudia ou Regiane. Só poderão participar os previamente inscritos.

Museu Vale -Professores

O orientador solicitou que cada participante deverá trazer uma ou mais sacolas com sucatas.

Nesse dia vamos trabalhar sentados no chão, pedimos que todos venham com uma roupa confortável.

Nossa atividade total nesse dia deve ficar entre 2h30 e 3h00 - (Manhã:Recepção/Café/Ateliê/Visita/Ateliê (Tarde:Recepção/Ateliê/Visita/Ateliê/Café)

Informações importantes abaixo:

SUCATA: O QUE É?

Se o cientista LAVOISIER fosse vivo, ele talvez dissesse hoje que “da natureza nada se perde, tudo vira sucata.”
E eu completaria: “... e a sucata pode transformar-se em criações maravilhosas se bem oferecida aos alunos no ateliê de artes.”.(Roberta Fortunato)
A SUCATA, enquanto material reciclado, pode ser de origem ORGÂNICA, como conchas, folhas secas, sementes (não grãos comestíveis), galhos... e/ou ....
INDUSTRIAL: Material reaproveitável de produtos consumidos e em bom estado, íntegro e limpo, não perecível ou perigoso, como as embalagens de lata, plástico, papel, papelão e seus componentes como, tampas, rótulos, lacres, barbantes...
ELETRO/ELETRÕNICOS: como eletrodomésticos quebrados; Nesses casos, é importante desmontá-los completamente, gerando outras categorias de sucata como: carcaça, fios elétricos, parafusos, porcas, engenhocas em metal, transistores, botões de controle, borrachas, para serem oferecidos devidamente em recipientes de tamanho adequado, para facilitar a visualização.
IMPORTANTE: NESTE CASO SÓ OFERECER O MATERIAL TOTALMENTE DESMONTADO, PARA GARANTIR QUE O MESMO NÃO OFEREÇA NENHUM RISCO AOS ALUNOS E SEJA UMA POSSIBILIDADE MATERIAL PARA ELES CRIAREM, E NÃO ALGO JÁ PRONTO PARA ELES SE APROPRIAREM.
Os eletro-eletrônicos geralmente têm pilhas vencidas, ou partes cortantes ou tóxicas, como vidro. É prioridade que toda a sucata, antes de ser disponibilizada, seja toda checada, para que esteja em condições de uso, ou seja, limpa, SECA e SEGURA E separada por categorias:

OUTRAS POSSIBILIDADES
PAPÉIS:
1_ JORNAIS, REVISTAS, CATÁLOGOS...
2_ RÓTULOS DE GARRAFAS, LATAS, SELOS, CARTÕES...

PAPELÃO E...
1_ CAIXAS QUADRADAS GRANDES (DE PIZZA, DE WHISKY, DE SAPATOS...)
2_ CAIXAS QUADRADAS MÉDIAS (DE LEITE/SUCOS 1L TETRAPACK , BOMBONS...)
3_CAIXAS QUADRADAS PEQUENAS (DE SUCOS 200ML TETRAPACK, DE CHÁ, FÓSFOROS) – estes últimos geram dois tipos distintos de sucata: palitos de fósforos sem-cabeças e cabecinhas queimadas de fósforos. Devido aos seus tamanhos, deve-se acondicioná-las em recipientes adequados para serem visíveis e acessíveis aos alunos.
4_CAIXAS DE OVOS
5_BANDEJA DE FRUTAS
6_CANUDOS: DE PAPEL HIGÊNICO, DE PAPEL DE ALUMÍNIO...

LATAS...(sempre limpas)
1_DE REFRIGERANTES, ENERGÉTICOS
2_CONSERVADOS (EXTRATO DE TOMATE, ATUM...)
3_DESIDRATADOS (LEITE EM PÓ, ACHOCOLATADOS ...)

PLÁSTICOS:
1_ GARRAFAS TRANSPARENTES TIPO PET EM GERAL
2_ GARRAFAS COLORIDAS (AMACIANTES PARA ROUPAS, TALCOS, SHAMPOOS...)
3_ POTES
4_ TAMPAS DE POTES
5_ BANDEJAS
6_ TAMPINHAS VARIADAS

Lembramos que diversas embalagens algumas vezes precisam de uma segunda lavagem/secagem antes de serem disponibilizadas, mesmo que aparentemente limpas, ainda podem exalar mal - cheiro, devido aos resíduos remanescentes nas dobras da embalagem, como no caso das LATAS de peixes, POTES/GARRAFAS e/ou CAIXAS TETRAPACK de iogurtes, leites e alguns sucos, BANDEJAS DE ISOPOR. Uma lavagem com “Veja Multiuso” + esponja e água costuma resolver o problema.

QUALQUER resíduo orgânico numa única embalagem pode “empestear” todo o recipiente de sucatas da mesma categoria, causando repulsa quando deveria causar interesse.

Quando em uso em uma aula, o educador deve sempre checar a sucata antes e depois de cada atividade, para garantir a oferta em quantidade, e condições iguais e ideais para cada turma, separando o que foi “misturado” e retirando o que foi “usado/abandonado” para ser preparado novamente para oferta, ou descartado.

Algumas embalagens não podem ser usadas como sucata, por serem tóxicas e/ou perigosas.

Exemplos: embalagens de água sanitária, removedores a base de gasolina e derivados, pilhas e/ou baterias, vidros (em qualquer forma ou espessura), latas enferrujadas e metal “cortante” (aquele que não tem acabamento com dobras em seus limites).

Concepção: Paulo Portella Filho
Assistente: Roberta Fortunato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores