Pesquisar este blog

10 de maio de 2011

OBRA DE DALÍ DISPONÍVEL NA WEB

Hoje ao ler o jornal A Gazeta encontrei uma reportagem que considero uma importante informação para nós arte-educadores.

É isso mesmo! Você não leu errado no título acima, já está disponível na web o catálogo que reúne 605 trabalhos de Salvador Dalí, correspondentes ao período de 1940 a 1951. E está previsto para os próximos três anos a quarta e última parte do catálogo do artista, referente a sua produção do período de 1951 a 1983. 

Segue abaixo parte da reportagem na íntegra para você conferir a notícia:

A Fundação Gala - Salvador Dalí, apresentou ontem a terceira parte do catálogo on-line da obra do artista, que corresponde ao período de 1940 a 1951 e incorpora 136 novas obras atribuídas ao pintor catalão.
O catálogo, que reúne atualmente 605 obras de Dalí, é uma ferramenta para o estabelecimento definitivo do corpo da obra pictórica do artista desde 1910, ano em que iniciou a carreira, até 1983, quando deixou de pintar por conta do mal de Parkinson e da perda de sua amada, Gala Dalí.
A ferramenta, que tem sido um trabalho "exaustivo e rigoroso" por parte do Centro de Estudos Dalinianos, segundo sua própria diretora, Montse Aguer, foi lançada em 2004. Seu acesso público e gratuito através da internet constitui um dos poucos catálogos lineares de artistas plásticos do mundo, ao lado dos de nomes como William Turner e Andy Warhol.

"Uma das vantagens de que o catálogo seja aberto e esteja na internet, é que é possível modificar os possíveis dados errados rapidamente e também é possível realizar novas incorporações. Além disso, assim também incentivamos que todos tenham a maior informação disponível da obra de Dalí", assegurou Aguer em uma coletiva de imprensa no Teatro-Museo de Figueres, na Espanha.

Próximos lançamentos:
A terceira parte do acervo presente no catálogo on-line da Fundação Gala foi o mais difícil de conseguir, segundo a organização, porque inclui um período - os anos 40 - em que o artista viveu nos Estados Unidos.
Montse Aguer revelou ainda que uma quarta parte do catálogo, compreendendo os períodos de 1951 a 1983 será preparada para lançamento nos próximos 3 ou 4 anos e finalizará o trabalho, que concentrará toda a obra da carreira de Salvador Dalí como pintor.
Para acessar o Catálogo Raonat, com toda a obra de Salvador Dalí até os anos 50 o endereço é http://www.salvadordali.org.

2 comentários:

  1. Maravilha agradeço esta
    informação pra mim de
    grande importancia!
    Amo o trabalho de Dalí
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE REVER A OBRA DE DALI QUE VEIO AO MAM DO RJ [UM PIANO COM UM VELUDO VERMELHO JOGADO ,EXP. FRANCESA , DESDE JÁ AGRADEÇO


    Herminiatc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Seguidores