Pesquisar este blog

27 de outubro de 2009

GRAVURAS DE MESTRES CONSAGRADOS EM EXPOSIÇÃO EM VITÓRIA A PARTIR DO DIA 29 DE OUTUBRO


Em 2009 está sendo celebrado o Ano da França no Brasil, e Vitória abriu suas portas ao país-irmão. Para isso vem realizando eventos que marcam as relações históricas franco-brasileiras. No próximo dia 29, a capital capixaba vai receber uma exposição única no país: Os Triunfos do Carnaval, um acervo precioso com obras de mestres consagrados da gravura mundial, como Heyden, Tiepolo, Goya e Van de Velde II.
A mostra reúne 53 gravuras que retratam o universo do carnaval europeu entre os séculos XVI e XX. São obras-primas do acervo do Musée du Dessin et de l'Estampe Originale, da cidade francesa de Gravelines, pertencente ao território da Comunidade Urbana de Dunkerque (CUD). O público poderá visitar a exposição no Museu de Artes do Espírito Santo (MAES) Dionísio Del Santo, localizado na Av. Jerônimo Monteiro.
Vitória será a única cidade brasileira a receber o acervo do Museu de Gravelines, que também pela primeira vez sai da França. Nas gravuras, o público vai poder conferir as festas, os personagens, e todo o seu rico universo eternizados por imagens que variam do satírico ao melancólico.

"Os Triunfos do Carnaval, além da experiência artística, vai trazer uma experiência histórica ao público capixaba com a apresentação de informações sobre a vida de artistas, suas épocas e a realidade do carnaval na Europa, as origens e peculiaridades de uma festa que, hoje, é parte da nossa cultura", revela o secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro.
A exposição, após os primeiros dez dias, também poderá ser vista pela Internet, no endereço eletrônico
http://www.emcbrasil.com.br/
, contendo - em português e em francês - todas as peças, painéis e legendas expostos no MAES.
A mostra é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), do Governo da França, da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura, e da Comunidade Urbana de Dunkerque, com parceria da Secretaria Estadual de Cultura e do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo.

(José Carlos Mattedi, com a colaboração de Eliane Rezende (Marlin Azul))

Fonte:
http://sistemas6.vitoria.es.gov.br/diario/noticia.php?idNoticia=1918
Publicada em 19/10/2009, às 00h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores