Pesquisar este blog

27 de outubro de 2009

MOSTRA DE TOMIE OHTAKE EM VITÓRIA

Conhecida pintora brasileira e dona de um Instituto que leva seu nome, em São Paulo, Tomie Ohtake criou um conjunto de 12 gravuras exclusivas, com tiragem de 90 cada, para uma série de exposições no circuito de boas galerias Brasil afora. A mostra chegou à Galeria Ana Terra no dia 21 de outubro, com vernissage às 19h.

Sobre a artista:

A gravura na obra de Tomie só surgiu quinze anos após já ser uma reconhecida pintora brasileira. Inicialmente suas impressões eram em serigrafia, com as superfícies chapadas de cores, até chegar à construção de planos quebrados, ondulados, devanescentes.

Aos poucos, a artista desenvolveu novos meios, a litografia, com diferentes possibilidades, como desenhos feitos a lápis. Porém, foi na gravura em metal que encontrou a mesma liberdade do pincel e com a qual segue trabalhando nestes últimos 20 anos, ao lado de seu impressor, o mestre Cláudio Vasques.

Técnica que domina, portanto, desde o final dos anos 60, Tomie fez também da gravura campo fértil e inovador. Cria séries em grandes formatos, transforma a gravura em objeto e, ainda, produz obras que avançam de um plano ao outro, ortogonal, criando, nesta influencia de 90 graus, um espaço novo para a sua arte.

Com seu experimentalismo incomum para a técnica, suas gravuras também ganharam reconhecimento internacional. Em 1972 ela foi convidada a participar da sala Gráfica D’Oggi, na Bienal de Veneza, que contou com a presença dos mais importantes artistas do mundo, como os norte-americanos da Pop Art. Ela também participou da Bienal de Gravura de Tóquio, em 1978, tradicional mostra internacional desta técnica.

Nascida no Japão (Kioto/1913), Tomie chega ao Brasil em 1934 e só começa a pintar aos 40 anos de idade, construindo uma trajetória como poucos artistas brasileiros conseguiram. Os anos 60, quando se naturalizou brasileira, foram decisivos para a sua maturação como pintora originária da abstração informal. O domínio da esfera técnica de seu trabalho foi então confluindo com sua personalidade, passando a servi-la plenamente. O Controle do processo coincidiu com uma nova orientação dada progressivamente ao trabalho, segundo o qual ela foi substituindo a imaterialidade aparente de suas telas pelo estudo
da relação forma-cor.

Serviço:GRAVURAS TOMIE OHTAKE – Mostra de 12 gravuras inéditas em metal.

De 21 de outubro a 4 de novembro, de segunda a sexta, das 10 às 19 horas e sábado, até as 13 horas. Rua Eugênio Neto, 106, Praia do Canto. Tel: 3235-2311/ 3235-1830.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores